Mesmo que você esteja em uma situação financeira muito ruim, é possível revertê-la com algumas medidas simples. Na verdade, sair das dívidas é muito mais uma questão de mudança de atitude do que qualquer outra coisa, e nós temos algumas sugestões que podem facilitar essa tarefa.
O mais importante é você estar ciente de que será importantíssimo você ter força de vontade! Sair do vermelho nunca é confortável e agradável. Também não cai do céu. Você terá que correr atrás!
Nossa primeira dica é que você comece a anotar os seus gastos para saber exatamente o quanto ganha e o quanto gasta. Com esse controle além de determinar os seus gastos fixos, você poderá também determinar o quanto você gasta por dia. Você pode pesquisar algum app de controle financeiro no seu smartphone, que são muito úteis para a sua organização.
Depois de visualizar os seus gastos mensais, faça uma lista do que é completamente essencial para a sua vida e o que você pode abrir mão. Em segundo lugar, verifique se na lista do que é fundamental você tem marcas de serviços ou produtos mais baratos, que possa te ajudar a fazer uma economia. Abra mão de qualquer luxo para alcançar o seu objetivo – se livrar das suas dívidas.
Lembre-se que readquirir o equilíbrio financeiro e se livrar das dívidas é um período passageiro. Depois, você poderá recontratar de serviços e voltar a consumir produtos que teve que abrir mão nesse período de economia.
Mas a dica mais importante é: não adquirir novas dívidas nesse período de aperto! Se você contrair uma dívida para pagar outra é como por água em um balde furado. Primeiro precisamos tapar os buracos para que a água pare de vazar. Se a cada buraco tapado – ou dívida paga – abrimos outro buraco, você não sairá do vermelho nunca.
Ainda é possível avaliar se você tem itens velhos e usados que possam ser vendidos. Como avaliar? Pergunte-se se você está usando esse item. Se a resposta for não, e ele estiver em um bom estado, ponha esse item a venda. Não pense: “e se eu precisar disso um dia”. Pense que um dinheiro a mais nesse momento nunca é demais.
Sair do vermelho em geral só é possível mudando nossos hábitos. Desejamos boa sorte na sua mudança de hábitos.