Como economizar na compra do material escolar

A compra do material escolar é sempre um dos gastos mais pesados no começo de cada ano. É comum que as escolas forneçam uma lista grande de itens que serão usados ao longo do ano letivo. Aqui vamos dar algumas dicas de como economizar nessa compra.

Compre com antecedência

Em primeiro lugar vale a pena dizer que comprar com antecedência sempre costuma trazer uma economia na compra dos produtos escolares. O ideal é não esperar a virada do ano. Agora lembre que o material escolar não é sempre usado de uma só vez, portanto você pode também ir comprando aos poucos ao longo do ano. O importante é evitar a compra perto do começo das aulas, quando o comercio costuma elevar os preços por conta da grande procura desses itens.

Pesquisa

A maior dica que podemos dar é definitivamente a comparação de preços. No Brasil encontramos grandes diferenças de preços entre lojas, tanto físicas como virtuais. Você seguramente acabará comprando toda a lista em diferentes lojas, pois o caderno pode estar mais barato em uma loja e os livros em uma outra, por exemplo.

Compra no atacado pode ser econômico

Caso você descubra que algum lugar oferece preços bons no atacado, essa pode ser uma boa oportunidade. Converse com outros pais dos colegas do seu filho e tente organizar uma compra coletiva. Outra opção muito boa é juntar uma verba de vários pais e tentar fazer uma compra coletiva, mas lembre que isso diminui as escolhas de itens que você pode preferir.

Procure livros usados em bom estado

Os livros em geral são alguns dos itens que mais pesam no orçamento. Então você pode procurar outros pais ou familiares na escola para tentar fazer trocas. Essa é uma iniciativa muito legal que pode baratear muito a suas compras. Além disso você pode tentar procurar os livros usados em sebos, que com certeza oferecerá os livros em um preço muito mais barato.

Reaproveitamento do material

Muitas vezes vários itens da lista já foram adquiridos no ano passo e tiveram pouco uso, então você pode reaproveitá-los. Faça uma investigação antes de sair as compras, talvez você tenha uma boa surpresa.

Não leve as crianças

Em geral levar os filhos para fazer essas compras é a receita de tornar as compras mais caras. Se puder deixar as crianças em casa e chegar com o material comprado, você com certeza fará alguma economia.