Como sair da casa dos pais e conquistar a sua independência

Deixar os pais e ir morar sozinho é um momento de assumir novas responsabilidade. Aqui vamos dar algumas dicas para te ajudar a planejar essa etapa desafiadora da sua vida.

O primeiro passo é conhecer os gastos de uma casa, assim você conseguirá calcular o quanto de dinheiro precisará para viver com qualidade. O maior gasto é quase sempre é com a moradia, alguém ou parcela, caso você deseje comprar um imóvel. Depois você deve listar as contas básicas: energia elétrica, água, gás, alimentação, materiais de limpeza e cuidados pessoais, transporte, telefone, internet e lazer. Não esqueça de deixar uma folguinha para imprevistos como um cano furado uma tomada estragada, por exemplo.

Além das contas básicas, que serão os seus custos mensais, você precisará ser realista na hora de calcular também os gastos pontuais, para arcar com a mudança e custos iniciais do aluguel. Esses custos iniciais podem ser o valor da caução ou a entrada do financiamento e a compra de utensílios domésticos e mobília básica.

Mais do que pôr no papel o valor que você acha que vai gastar mensalmente é importante você tente imitar hábitos da rotina de morar sozinho enquanto estiver na casa dos pais. Faça compras para você e cozinhe separado da sua família, é importante poupar o dinheiro equivalente ao seu aluguel – isso já poderá ser usado como calção que você provavelmente precisará.

Se depois de fazer as contas e esse treinamento você se apavorou, significa que é melhor buscar um aluguel mais baixo, mudar de hábitos e talvez arranjar uma grana extra. De qualquer forma é aconselhável você juntar dinheiro por algum tempo morando na casa dos seus pais. Caso você consiga poupar entre 50% e 70% do salário isso lhe ajudará muito. Também é recomendável você não sair de casa sem pelo menos guardar três meses de despesas.

Outra dica muito útil é não gastar mais do que 30% do seu salário com moradia. Aliais, que a renda seja 3 vezes maior do que o aluguel, costuma ser uma exigência comum entre proprietários e imobiliárias. Se você for dividir a moradia, pode somar a sua renda com a de um amigo.

Por fim, nossa última dica é que você quite suas dívidas e obrigações financeiras antes de pensar em se mudar da casa do seus pais. Utilize esse período de economia e treinamento para conquistar o seu equilíbrio financeiro antes de se lançar nessa nova etapa da sua vida. Boa sorte nessa empreitada.