Doença do comprador compulsivo tem nome. Você sabia?

Oniomania, ou doença do comprador compulsivo. É uma doença reconhecida na década de 80 e ainda não existe uma explicação para suas causas. Aqui vamos explicar um pouco a respeito dessa doença que acomete cerca de 3% da população brasileira e que tanto pode fazer mal para você e seu bolso.

É importante que fique claro que a Oniomania não é um hábito ou falta de responsabilidade, é uma compulsão. Então antes de mais nada é importante saber o que é uma compulsão:

. É um pensamento que aparece na mente de forma intrusiva, isto é, mesmo que você não queira ter ou tente desviar o pensamento ele invade a sua mente;

. a pessoa tenta parar ou neutralizar o pensamento, mas não consegue e entra no ato compulsivo para ter alívio;

. o ato compulsivo causa arrependimento e sofrimento, mas a pessoa não consegue não repetir.

Muitas vezes o ato compulsivo de compra serve como remédio para angústia e depressão. Portanto se você acha que está dentro de um quadro compulsivo de compra, é importante que procure ajuda de um médico ou psicólogo. Esses profissionais poderão fechar um diagnóstico de Oniomania e investigar quadros de depressão associados e poderá encaminhar um tratamento. Essas condições podem ter origens biológicas e até demandar medicação.

Agora é bom ter atenção ao fato que o ato de comprar desperta nas pessoas uma sensação de bem-estar, prazer e satisfação, não só em quem tem Oniomania. A diferença é que no caso compulsivo vai em busca dessas sensações com muito mais frequência.

Algumas vezes a inadimplência pode ser mais do que um problema econômico, ele pode ser um problema social. Não pense duas vezes em procurar ajuda se você acha que é necessário.