Vale a pena quitar dívidas com o empréstimo consignado?

Você sabia que o crédito consignado é uma das modalidades de empréstimo mais baratas que existe. Isso acontece pela segurança que ele oferece ao banco ou instituição financeira, uma vez que as parcelas são descontadas diretamente do seu salário.

Tomas um crédito consignado para quitar uma dívida é algo inteligente, tanto é que a maior parte dos tomadores de créditos consignados no Brasil os utiliza justamente para pagar algum outro empréstimo. É uma forma de “baratear a dívida”, trocando uma modalidade de crédito cara por uma mais barata.

Os especialistas chamam isso de reestruturação de dívida, você por exemplo pode tomar um crédito consignado para quitar uma divindade de cartão de crédito ou cheque-especial. Mas fique atento, é importante entender como funciona e os riscos atrelados a contração dessa nova dívida.

Só é habilitado a tomada do crédito consignado quem trabalha com carteira assinada, é aposentado, pensionista do INSS ou funcionário público. Esses são pessoas com renda declarada e pelo fato desse crédito ser descontado diretamente da folha de pagamento, as taxas de juros são menores. Além disso, pelo fato do banco ter garantia de recebimento, há pouca burocracia para contratar e a liberação do dinheiro costuma ser rápida.

No entanto, se você é um trabalhador assalariado é importante estar consciente dos riscos envolvidos. Se por exemplo você trabalha em uma empresa privada, caso fique desempregado, terá de quitar o empréstimo de uma vez só. Nesse caso a alternativa será trocar o consignado por outro empréstimo, que custa mais caro.

Por fim vale a pena deixar claro, que se você tem uma dívida e está empenhado em quitá-la então deve procurar se organizar financeiramente para isso. Existe uma série de medidas, que discutimos em outros artigos desse blog, que você pode adotar antes ou em conjunto com a contração de uma nova dívida, como o empréstimo consignado.

Costumamos dizer que ter uma dívida é como colocar água em um balde furado e que grosso modo não adianta tapar um buraco e abrir outro. Mas no caso do crédito consignado você tem a opção de abrir um buraco menor para tapar um maior. Isso é inteligente e pode valer a pena se fizer corretamente e com disciplina. Mas lembre-se, você continuará com um buraco.